Nanomundo
Desde 2012, o SENAI de São Paulo conta com cinco Unidades Móveis de Nanotecnologia. Ciência que trabalha com produtos de dimensões de átomos ou moléculas, a nanotecnologia é amplamente utilizada pela indústria em várias cadeias produtivas. O objetivo dessas escolas móveis é disseminar os conceitos de nanotecnologia, capacitar profissionais e fornecer informação tecnológica a alunos de todos os níveis de ensino, do fundamental ao superior. É um projeto único no mundo para o ensino, a capacitação, a divulgação e a informação sobre o tema.
Denominada Nanomundo, cada unidade tem design futurista e infraestrutura de hardware e software que promovem interação entre o público e os materiais informativos. As unidades possuem, por exemplo, microscópios eletrônicos de varredura, que ampliam até trinta mil vezes o objeto de estudo, além de microscópios ópticos e analisadores de partículas. Há também telas interativas, jogos, peças de mostruário e experimentos que auxiliam o visitante a entender a aplicação dos conceitos da nanotecnologia no cotidiano.
http://www.sp.senai.br/tour360/nanotecnologia/SENAINANOTECNOLOGIA.html
Nanotecnologia
É a ciência das coisas muito pequenas e tem sido considerada como a próxima revolução industrial. Muitos governos do mundo todo estão investindo em pesquisa e desenvolvimento. É uma tecnologia emergente, responsável pela ruptura com modelos e processos tradicionais, o que é fundamental para o desenvolvimento e a competitividade das indústrias e nações.
Estima-se que o impacto da nanotecnologia na economia e na vida humana poderá superar o da microeletrônica e o da biotecnologia, além de ser o diferencial entre as nações desenvolvidas e as emergentes nos próximos anos. Hoje, diversos produtos são fabricados com base nos conceitos de nanotecnologia, tais como têxteis, cosméticos, medicamentos, eletrônicos e alimentos, para citar apenas algumas áreas.
Os principais resultados conseguidos são produtos têxteis com novas funcionalidades (controle da sudorese e repelente de insetos, por exemplo); materiais com elevadas propriedades mecânicas (dureza e resistência); cosméticos funcionais; borrachas recicláveis; medicamentos com diversas propriedades; células fotovoltaicas; e alimentos funcionais.
Funcional Mikron e Vívia
A Funciona Mikron está presente nas unidades móveis com a sua linha de bebidas funcionais – Sistema Nutracêutico Funcional Vívia. Desenvolvida em parceria com o Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, oferece bebidas funcionais para trazer mais saúde, praticidade e bem-estar às pessoas.
Por meio da nanotecnologia, Vívia utiliza ingredientes bioativos microencapsulados que aumentam o desempenho funcional dos produtos. A tecnologia de microencapsulação protege os nutrientes presentes em Vívia, garantindo que os produtos entreguem realmente a quantidade declarada de cada um dos minerais e vitaminas.
Os nutrientes microencapsulados, pelo seu reduzido tamanho, são facilemente absorvidos pelo organismo, aumentando assim sua biodisponibilidade.
Cada uma das opções de Vívia oferece um conceito único de balanceamento nutricional, com a quantidade perfeita de vitaminas e nutrientes para que o dia seja mais produtivo e as noites mais tranquilas.
Funcional Mikron como a vida deve ser
Exposição Sistema Nutracêutico Funcional Vívia
Al. Itajubá, 1564 - B. Joapiranga II - Valinhos/SP - CEP 13278-530
© 2019 • Todos os direitos reservados