A Nanotecnologia pode ser considerada a Engenharia da Vida, ligada intimamente ao funcionamento do nosso organismo e uma das principais ferramentas que a Natureza utiliza para criar toda sua diversidade. Considerada uma tecnologia transversal, disruptiva e universal, é dedicada à compreensão, manipulação, controle e utilização de propriedades da matéria em nanoescala (1,0×10-9m, que equivale a 1 bilionésimo do metro) e possui a capacidade de revolucionar produtos, processos e prestação de serviços, com inovações até pouco tempo inimagináveis. Resultado do desenvolvimento de campos interdisciplinares, tais como química, física, biologia e engenharia, sua aplicação prática visa melhorar a vida das pessoas.
Estruturas em escala nanométrica apresentam propriedades funcionais únicas não encontradas na escala macro. A principal razão para essas diferenças no comportamento entre materiais na escala macro e micro/nano está relacionada à maior área superficial das partículas. Esse aumento da área superficial ocorre pela redução do tamanho das partículas, em outras palavras, ocorre um aumento da quantidade de partículas. Dessa forma, o material na escala nanométrica é capaz de fornecer um nível de funcionalidade muito superior quando comparada à mesma quantidade do material convencional.
Atualmente, as principais áreas da indústria de alimentos beneficiadas com a nanotecnologia são: desenvolvimento de novos ingredientes funcionais; aumento da funcionalidade de aditivos para redução de sua aplicação; processamento em micro e nanoescala; aumento da preservação dos alimentos e estabilidade de micronutrientes; desenvolvimento de novos produtos e embalagens inteligentes com nano sensores para a segurança alimentar.
As oportunidades de desenvolvimento da nanotecnologia se tornam todos os dias mais vastas e representam um grande potencial de inovação tecnológica. O uso de nanopartículas vem aumentando a funcionalidade e a bioatividade de alimentos, possibilitando a oferta de produtos de qualidade nutricional superior.
Por meio das técnicas de micronização, nanonização, microencapsulação e nanoencapsulação é possível alterar as propriedades físico-químicas, aumentar a biodisponibilidade e dispersão de um composto, promover a proteção de um ativo, mascarar sabores e odores indesejáveis, prevenir reações cruzadas durante o processo e armazenamento, além de permitir a liberação gradual e prolongada de um componente.
A Nanotecnologia é uma realidade hoje, é um empreendimento global e não local, e aqueles que priorizam seu desenvolvimento estão saindo na frente e têm uma das chaves para um futuro sustentável e transformador.
A Funcional Mikron, além de seu portfolio de produtos, oferece a seus clientes o desenvolvimento de produtos genuinamente inovadores. Atende as demandas da indústria de alimentos, bebidas, suplementos e nutracêuticos, em aspectos nutricionais, sensoriais e tecnológicos, aplicando tecnologias de redução do tamanho de partículas e de micro e nanoencapsulamento de ativos e compostos.
Saudabilidade e qualidade de vida com tecnologia, inovação e segurança alimentar são o DNA da Funcional Mikron.
Al. Itajubá, 1564 - B. Joapiranga II - Valinhos/SP - CEP 13278-530
© 2019 • Todos os direitos reservados